Trava do porta malas
Tipos e cuidados básicos
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Esse componente indispensável, extremamente útil para os dias de chuva, existe há muito tempo, o limpador de para-brisa existe basicamente desde o tempo em que os veículos têm para-brisa.
No início funcionavam com uma manivela interna que era impulsionada pelo motorista ou pelo caroneiro para efetuar a limpeza do para-brisa, lógico que a menor quantidade de veículos nas vias favorecia este método, porém, atualmente todos os veículos possuem um limpador de para-brisa automatizado por um motor elétrico com acionamento remoto, para que o procedimento fique mais fácil para o motorista.
Alguns veículos possuem também o limpador de para-brisa traseiro que tem a mesma função, porém não tem tantas facilidades quanto o dianteiro.
Mecanicamente falando, o limpador de para-brisa possui um braço metálico que é impulsionado pelo motor elétrico e impulsiona a palheta do limpador, esta possui uma barra de borracha que empurra a água da chuva para fora do para-brisa. É necessário a manutenção preventiva da palheta, pois o ressecamento da borracha diminui drasticamente o desempenho da limpeza.
Eletricamente falando, o limpador de para-brisa possui um acionamento remoto, normalmente feito pela chave seta posicionada próximo ao volante, essa chave seta envia um sinal elétrico até o motor informando se ele deve funcionar na primeira ou segunda velocidade.
Existe também a opção de limpeza intermitente onde o braço do limpador faz um movimento aguardar alguns segundos parado e logo após faz novamente o movimento. Para efetuar essa função é necessário o auxílio de um relé temporizador. Desta forma a chave seta envia um sinal até o relé temporizador e o relé, por sua vez, envia o sinal até o motor conforme o intervalo de tempo pré-determinado.
Portanto este componente aparentemente inofensivo deve ganhar atenção especial para que ele efetue corretamente a sua função.