Relé 5 pinos
Como funciona a fechadura do veículo e a trava elétrica universal e acoplada.
Para ver o vídeo com passoa passo, clique aqui
A família dos relés é grande, dentre os principais está um relé auxiliar 5 pinos.
Ele é irmão do relé 4 pinos, porém, esse pino a mais efetua uma conexão Extra, o que o torna diferente do relé comum.
O relé 5 pinos possui o pino 30, 87, 87a, 85 e 86, sendo que o pino 30 recebe sinal positivo direto, 86 negativo, 85 sinal da chave, 87 entra em contato com o pino 30 quando acionar a chave, e o 87a está em contato permanente com o pino 30 enquanto a chave estiver desacionada. Portanto, quando o 87 possui sinal o 87a não, e vice-versa.
Um exemplo de aplicação real e muito comum de ser utilizada com um relé auxiliar 5 pinos, é o sistema de inversão de polaridade, onde temos um motor que precisa girar horas para um lado e horas para o outro, apenas com o acionamento de dois botões. Para fazer isso é preciso utilizar dois relés auxiliares 5 pinos. Deve-se alimentar as duas Chaves com sinal positivo, utilizar o pino restante da chave para conectar com o pino 85 do relé auxiliar 5 pinos, no pino 86 colocar sinal negativo, ligar um dos fios do motor no pino 30 de um dos relés e o outro fio do motor no pino 30 do outro relé, no 87a colocar sinal negativo e no 87 colocar sinal positivo. Desta maneira, teremos um motor que gira para um lado quando pressionado a uma das teclas e gira para o outro lado quando pressionado a outra tecla.
Essa mágica se deve ao relé auxiliar 5 pinos, que mantém o pino 30 com sinal negativo no momento em que as chaves estão em descanso e aplica sinal positivo em um dos pinos quando é pressionada a respectiva chave. Note que o mesmo fio que possui sinal negativo com a chave em descanso, muda sua polaridade para positivo no momento em que a chave é acionada. Isso se deve ao relé auxiliar 5 pinos.