Como funciona o alternador
Descubra RÁPIDO e FÁCIL, como funciona o ALTERNADOR
Para ver o vídeo com passo a passo, clique aqui
Os automóveis possuem vários componentes elétricos, lâmpadas, motores, centrais elétricas entre outros.
O que envia energia para esses componentes é a bateria, que possui energia armazenada, porém finita. Para evitar que a bateria fique sem carga é preciso recarregá-la, e neste caso entra o alternador, que fornece energia elétrica para a bateria e todos os componentes elétricos do carro no momento em que o motor estiver em funcionamento.
O fato de gerar energia faz do alternador um carregador de bateria automático que atua sozinho, sem o motorista precisar acionar qualquer comando. Basta dar a partida no motor e pronto, já terá energia sendo enviada a bateria.
Como funciona o alternador internamente. Como o próprio nome já diz, ele gera tensão alternada, porém, a bateria do carro precisa de tensão contínua, por isso é preciso fazer a retificação dessa energia e a regulagem de sua potência. Esse processo ocorre da seguinte forma dentro do alternador: o "rotor" gira dentro do "estator", esse rotor induz uma energia magnética até o estator, que a transforma em energia elétrica alternada. Depois disso essa energia alternada(AC) passa pelo "retificador" ou "ponte retificadora" e transforma-se em energia contínua(DC). Mas ainda tem mais um detalhe, a bateria suporta uma energia de até 14,50Vdc e o alternador é capaz de gerar até 19Vdc, por esse motivo é preciso ainda um regulador de energia para estabilizá-la em 14,50Vdc. Agora sim é possível enviar essa energia até a bateria para garantir que terá carga suficiente para a próxima partida no motor.
Obrigado por me acompanhar até aqui e até o próximo post!
.