Fechadura e Trava elétrica
Como funciona a fechadura do veículo e a trava elétrica universal e acoplada.
Para ver o vídeo com passo a passo, clique aqui
Começando pela fechadura, a sua função é manter a porta fechada, abrindo quando acionada internamente e externamente através das maçanetas. Possui também a função de trancar a porta para que as maçanetas não consigam abrir. Este processo pode ser feito manualmente ou automaticamente através da trava elétrica.
A trava elétrica por sua vez é um componente elétrico que atua no momento do travamento da porta, substituindo assim a movimentação manual. A trava elétrica possui fios para ligação do seu motor interno, que fornece a movimentação para o mecanismo. Esses fios são interligados entre as travas das outras portas e uma central de comandos, que interpreta a ação da trava mestre ou motorista, e copia para as outras portas, desta maneira travando-se a porta do motorista, automaticamente estamos travando as demais portas, e vice-versa.
O sistema de alarme pode estar integrado com as travas elétricas, efetuando o travamento no momento do acionamento do alarme. Para que isso funcione é preciso haver a interligação entre a central de comandos e a central do alarme.
A fechadura e trava elétrica apresentam defeitos periodicamente, pois a sua movimentação é intensa. Toda vez que é acionado o alarme tranca-se todas as portas, isso significa que a trava elétrica e a fechadura executam essa função inúmeras vezes em uma semana, por esse motivo as travas elétricas apresentam um desgaste natural, e se faz necessário a manutenção da mesma, que nem sempre consiste na substituição das peças. É provável que apenas a limpeza e lubrificação resolva o problema. O Eletricista automotivo executa esse trabalho em cerca de uma hora por porta, e o proprietário do veículo pode gozar do bom funcionamento do mecanismo por cerca de cinco anos, podendo estacionar o seu veículo despreocupadamente, pois tem certeza que o seu veículo estará devidamente trancado.